Ciclo de debates Pra Fazer Acontecer discute alternativas para o futuro do Estado

O Progressistas deu início, nesta segunda-feira (25), ao ciclo de debates Pra Fazer Acontecer – Unindo Pessoas e Ideias em Favor do Rio Grande. Idealizado pelo senador Luis Carlos Heinze, o projeto irá percorrer diferentes regiões colhendo contribuições de especialistas, setor produtivo e sociedade civil sobre o futuro do Estado, em uma discussão ampla e plural. As informações servirão de base para a formulação do plano de governo do partido, que tem Heinze como pré-candidato ao Piratini.

Em formato híbrido, o evento reuniu no Hotel Plaza São Rafael o CEO e fundador da Gramado Summit, Marcus Rossi; a consultora de educação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Mariza Abreu; o economista-chefe do Sistema Farsul, Antonio da Luz; e o superintendente regional do DNIT no Estado, Hiratan Pinheiro da Silva. O grupo discutiu os desafios e alternativas para o Estado avançar em áreas estratégicas ao desenvolvimento, como inovação, desburocratização, educação e infraestrutura.

“Este foi um evento sem viés partidário. Vamos ouvir os gaúchos de diferentes visões e regiões para discutir um projeto de futuro, que coloque o Estado a serviço das pessoas. Falamos aqui sobre temas centrais: a educação, a infraestrutura, a agricultura e a inovação, que é a chave para o desenvolvimento do Estado por meio da Nova Economia”, destaca o senador Luis Carlos Heinze.

Os painéis

Ex-secretária de educação e consultora da CNM, Mariza Abreu elencou os desafios do Rio Grande do Sul na área, como a qualificação do processo de gestão escolar, a implementação do Novo Ensino Médio e o maior envolvimento da sociedade civil nas discussões sobre o tema.

O economista-chefe do Sistema Farsul, Antonio da Luz, destacou o esforço que os governos fizeram nos últimos anos para reduzir o déficit das contas públicas. Ele defende não apenas o compromisso com a austeridade, como o avanço em outras — aprovação do Teto de Gastos Estadual, da PEC do Duodécimo e na adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. O economista também abordou aspectos que farão com que o RS amplie competitividade, como
a retenção de talentos e o incentivo à inovação.

O superintendente regional do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva, fez um balanço de todas as obras de infraestrutura que estão em curso no Estado. Além disso, traçou um panorama das próximas obras que estão previstas.

O CEO e fundador da Gramado Summit, Marcus Rossi, fez a palestra de encerramento. Ele pontuou as transformações que estão em curso na economia e no mundo do trabalho e defendeu que os governos incentivem as startups que estão em fase inicial de desenvolvimento.

Presenças

O encontro reuniu representantes de diferentes segmentos empresariais e da sociedade civil, além de deputados e lideranças de diferentes partidos políticos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir