Heinze leva debate sobre sanidade animal e exportações para a Expointer

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou nesta quinta-feira, 26, o requerimento nº 8/2021 que propõe a realização do Ciclo de Palestras e Debates, no dia 9 de setembro, quinta-feira, a partir das 14 horas, durante a 44ª edição da Expointer, que acontecerá na cidade de Esteio, entre os dias 4 e 12 de setembro. O evento será realizado no auditório da Casa Farsul, na Expointer.

O documento aprovado prevê a realização de debate sobre a sanidade animal e novos mercados para a proteína, diante do reconhecimento do Rio Grande do Sul como área livre de febre aftosa sem vacinação, pela Organização Mundial de Saúde Animal – OIE.  

“A Organização Mundial de Saúde Animal reconheceu uma área que abrange Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, Rondônia, parte do Amazonas e do Mato Grosso como zonas livres de febre aftosa sem vacinação no Brasil. Com isso, novos mercados foram abertos para a exportação da carne bovina brasileira. Cerca de 20% do rebanho brasileiro de bovinos, ou mais de 40 milhões de cabeças, estão enquadrados no novo status sanitário”, destacou Heinze.

Segundo o parlamentar, esse status sanitário permite a exportação para alguns países que são mais exigentes e que pagam pela carne de boi um valor que pode ser até 30% superior aos preços praticados no mercado internacional.

O Ciclo de Palestras e Debates está sendo retomado junto com a realização da feira, tendo sido paralisado, no ano passado, em decorrência da pandemia. O evento é organizado pela CRA e acontece anualmente promovendo as mais importantes discussões para o setor.

Está prevista a participação dos seguintes órgãos do governo e entidades no debate: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais; Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil; Comissão de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados; Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; Secretaria de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul; Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – Farsul; Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul – Fetag/RS; Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA; Associação Gaúcha de Avicultura – Asgav; Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado do Rio Grande do Sul – SIPS/RS e  Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado do Rio Grande do Sul – Sicadergs.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir