Heinze investe em protagonismo brasileiro para a Conferência do Clima da ONU

A implantação de projetos florestais para contribuir com a questão climática foi tema de reunião do senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) com o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, embaixador Orlando Ribeiro. A pauta será debatida na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas — COP26 — que terá sede em Glasgow, no Reino Unido, entre os dias 1º e 12 de novembro deste ano.

“Estou preocupado em buscar mercados para pellets de madeira brasileira em substituição ao carvão mineral nas termelétricas e indústrias e, desta forma, reduzir as emissões mundiais de CO2. No Rio Grande do Sul temos uma grande participação nesse mercado e queremos contribuir e fomentar a produção”, explicou Heinze.

O embaixador lembrou que os países europeus e os Estados Unidos já assumiram o compromisso de eliminar o uso do carvão mineral até 2.035. “Isso abre um enorme potencial de mercado para a biomassa florestal, especialmente na forma de pellets”, destacou Orlando Ribeiro.

A reunião teve a participação dos empresários Afonso Bertucci e Guilherme Batalha que conduzem os empreendimentos da Braspell. Eles apresentaram um panorama do mercado mundial e as possibilidades de investimentos em sistema de logística portuária e corredores de exportação por vias ferroviárias e hidroviárias. O modelo de plantio florestal envolve a parceria com pequenos e médios produtores por meio do mecanismo de Cédula de Produto Rural — CPR Verde. O título permite o financiamento da atividade pela compra antecipada da madeira.

Ainda no encontro, Heinze estabeleceu um grupo de trabalho para elaborar um plano de abastecimento ao mercado internacional dos pellets de madeira. “Teremos ações de curto, médio e longo prazo. Os empreendimentos apresentam enorme potencial de geração de “créditos de CO2” que proporcionam recursos para toda cadeia, envolvendo o plantio florestal, industrialização e logística de exportação. A expansão do setor trará recursos internacionais para o país junto com a geração de milhares de empregos, especialmente no interior”, disse o congressista.

Em sua fala, o senador gaúcho também disse que a Conferência de Glascow colocará o país na liderança dos empreendimentos renováveis, devido a capacidade produtiva do campo. “O tema favorece a preservação da Amazônia e a reconstituição de áreas degradadas. Além disso, estamos trabalhando por um mundo melhor para as gerações futuras, com condições agradáveis de clima”, concluiu Heinze

Pellet: combustível de biomassa feito a partir do beneficiamento de madeira natural com umidade extremamente reduzida. Com elevado potencial de combustão, o pellet é uma fonte de energia renovável e limpa. O pellet é um material de espessura sólida, armazenamento compacto, de fácil manuseio e transporte.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir