Índia será um grande parceiro do Rio Grande do Sul, afirma Heinze

O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) participou de reunião, na manhã desta quarta-feira, 14, com representantes da embaixada brasileira na Índia. Também estavam presentes diretores da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), da União Brasileira da Vitivinicultura (Uvibra), do Sindicato da Indústria do Vinho (Sindivinho) e da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi). Na videoconferência foi discutida a participação gaúcha no mercado indiano de suco de uva.

Em janeiro de 2020, Heinze fez parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro na visita oficial aquele país asiático. Na oportunidade, o parlamentar apresentou às autoridades indianas o desejo do empresariado do Rio Grande do Sul em aumentar as exportações de maçã e a possibilidade da entrada do suco de uva, no país.

“A maçã já está naquele mercado, mas precisamos ampliar nossas vendas. Vale lembrar que a produção nacional está concentrada quase a totalidade na região Sul. Conforme dados da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Santa Catarina possui 51% do plantio brasileiro da fruta. Em seguida, está o Rio Grande do Sul, com 44% da produção, e o Paraná, com 5%. Queremos fazer o mesmo com a uva e o suco na Índia. Esta reunião é a primeira que temos nesta direção. Vamos abrir este mercado”, destacou Heinze.

O parlamentar já solicitou a participação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em um próximo encontro. Heinze acredita que a Índia possui um imenso potencial para absorver os produtos produzidos no Rio Grande do Sul “Temos qualidade e competitividade. Além disso, a nossa uva possui um sabor incomparável que, com certeza, vai conquistar o mercado do país”, concluiu.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir