Concessionária responsável pela ponte entre São Borja e Santo Tomé concorda com prorrogação do contrato

A prorrogação da concessão da Ponte da Integração Nacional, entre São Borja e Santo Tomé, que se encerra no próximo dia 29 de agosto, voltou a ser tema de reunião, nesta sexta-feira, 19, na agenda do senador Luis Carlos Heinze (PP/RS).

Depois de conversar, na quarta-feira, 28, com os representantes dos dois países, Heinze intercedeu uma mediação com a concessionária Mercovia S.A. O representante da empresa, Guillermo Diaz, disse que manter o funcionamento do centro fronteiriço é prioridade. “Precisamos realizar com urgência um encontro com todos os envolvidos. A Mercovia está disposta a prorrogar este contrato por um ou dois anos. Nosso interesse é resolver o problema”, enfatizou.

Outra questão acordada foi sobre a cobrança de pedágio dos veículos com placas de São Borja e de Santo Tomé. O representante da empresa concorda com a isenção da taxa a partir da prorrogação do contrato.

Notícia comemorada pelo senador Heinze que trabalha, com o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, desde o começo deste ano, para adiar o fim do contrato da área de controle integrado aduaneiro – parte do comércio internacional – até que um novo edital seja lançado. “Na próxima semana, temos a expectativa de que uma nova reunião com a concessionária e governos aconteça e, finalmente, o impasse se resolva”, concluiu o senador.

O formato de construção e de operações da ponte binacional, inaugurada em 9 de dezembro de 1997, com adoção de aduana integrada e de um Centro Unificado de Fronteira (CUF), tem servido de modelo para toda a América do Sul, principalmente pela agilidade que proporciona às liberações alfandegárias.

Também participaram do encontro, representações das associações do comércio local e dos despachantes, além dos vereadores José Luiz Machado Boca (PP) Roni Martins (PP), Tiago Cadó (PDT) e Jefferson Olea Homrich (PTB).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir