Prorrogação da concessão da Ponte da Integração, entre São Borja e Santo Tomé, deve ser prorrogado por dois anos

O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) voltou a participar, nesta quinta-feira, 17, de reunião com a equipe técnica do Ministério da Infraestrutura para discutir a prorrogação da concessão da Ponte da Integração Nacional que se encerra no próximo dia 29 de agosto. O acordo binacional deve ser prorrogado por dois anos.

Participaram representantes da Comissão Mista Argentino-Brasileira para a Ponte Santo Tomé – São Borja (COMAB). A comissão é integrada por representes de ambos os governos, dos estados do Rio Grande do Sul, da Província de Corrientes e dos respectivos organismos técnicos nacionais. Hoje, 26% de todo o comércio entre os dois países passa por ali.

Heinze tem trabalhado, com o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, desde o começo deste ano, para adiar o fim do contrato da área de controle integrado aduaneiro – parte do comércio internacional – até que um novo edital seja lançado.

O formato de construção e de operações da ponte binacional, inaugurada em 9 de dezembro de 1997, com adoção de aduana integrada e de um Centro Unificado de Fronteira (CUF), tem servido de modelo para toda a América do Sul, principalmente pela agilidade que proporciona às liberações alfandegárias.

Também participaram do encontro, representações da Delegação de Controle da ponte (Delcon), Receita Federal e da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos. Uma nova reunião está marcada para esta sexta-feira, 18 de junho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir