Heinze aponta repasses do governo federal ao estado do Amazonas no enfrentamento à pandemia

Durante a CPI da Pandemia, na terça-feira, 15, o senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) abriu a fala lembrando o depoimento da bióloga Natália Pasternack que, segundo o parlamentar, “não possui atribuições legais para emitir pareceres e opiniões sobre tratamentos médicos” e, por não ter formação em medicina, “várias de suas colocações e conclusões na CPI ficam sob suspeita”. Heinze também lembrou a maneira desconfortável de como ela se referiu ao tratamento precoce, chegando a comparar os medicamentos com “chazinhos da vovó”.

O senador gaúcho questionou o ex-secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, sobre o auxílio do governo federal para solucionar o colapso ocasionado pela falta de oxigênio em Manaus, no combate à Covid-19. Com dados, o parlamentar lembrou que até 29 de dezembro do ano passado, o consumo ainda estava dentro das capacidades de armazenamento e produtivas.

“Em uma semana, em janeiro deste ano, o uso atingiu o dobro da capacidade. Em 7 de janeiro, a White Martins – empresa responsável pelo abastecimento – apontou dificuldades, sugerindo a busca de novos fornecedores. A partir deste momento, o secretário de Saúde do Amazonas ligou para o ministro da Saúde e pediu o transporte aéreo de cilindros. O governo amazonense prontamente foi atendido com o transporte de 150 cilindros pela Força Aérea, além da continua ajuda. Se faltou, a culpa não foi do governo Bolsonaro”, lembrou Heinze.

Quanto aos recursos, Heinze lembrou os valores repassados pelo governo federal aos fundos Estadual e Municipal de Saúde. “Em 2020, foram pagos mais de R$ 1,9 bilhão, sendo que destes, R$ 749 milhões só para o combate à Covid-19”, detalhou o parlamentar gaúcho.
Nesta direção, Heinze concluiu demonstrando que o governo federal não deixou de auxiliar o estado do Amazonas. “Tenho certeza de que tudo foi feito dentro de uma grande transparência e com o objetivo de atender às necessidades dos amazonenses”, disse.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir