Municípios gaúchos melhoram sistema de coleta e reciclagem de lixo

O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) participou da cerimônia que regulamentou a logística reversa de produtos eletroeletrônicos, que obriga empresas do setor a implantarem sistemas de coleta desse tipo de resíduo e dar sua destinação correta. Uma solenidade no Palácio do Planalto marcou a assinatura da norma, além de oficializar a assinatura de convênios com prefeituras para a compra de equipamentos de coleta de lixo reciclável e compostagem de resíduos orgânicos. Ao todo, 34 municípios gaúchos foram beneficiados na assinatura de convênios pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em conjunto com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

Para Heinze, o ato reflete diretamente na melhoria da gestão de resíduos sólidos. “Neste processo, ajudei a orientar e a encaminhar, junto aos ministérios do Meio Ambiente e da Justiça, os projetos que vão transformar a vida de várias comunidades. Isto é pensar em nosso futuro”, garantiu o parlamentar.

Venâncio Aires, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha e 31 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos (CIGRES), com sede em Seberi, nas regiões Norte e Noroeste do estado, receberão os recursos para aquisição de containers e caminhões adequados para a coleta seletiva do lixo, além de máquinas e equipamentos para reciclagem nas centrais de triagem, compostagem e destinação final dos resíduos. O valor total investido no Rio Grande do Sul será de mais R$ 15 milhões.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir