O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) participou, na segunda-feira (18), de uma discussão sobre as hidrovias gaúchas, promovida pelo Sindicato dos Depósitos, Distribuidores e Comerciantes de Areia no Estado do Rio Grande do Sul (Sindareia) e pelo Sindicato da Indústria da Mineração de Brita Areia e Saibro do estado (Sindbrita). Estavam presentes entidades ligadas ao setor, empresas, órgãos governamentais e parlamentares. Nós já temos um grupo de trabalho envolvendo Fiergs, Farsul, Fecomercio, Federasul e Famurs, além da Frente Parlamentar dos Portos, Hidrovias e Polo Naval do RS, comandada pelo deputado estadual Fábio Branco.
Um plano de recuperação das nossas hidrovias está sendo executado pela Administração das Hidrovias do Sul – AHSUL, órgão vinculado ao DNIT. Os contratos para elaboração de projetos para as obras de recuperação e modernização das Barragens do Anel de Dom Marco, em Rio Pardo; Fandango, em Cachoeira do Sul; Amarópolis, em General Câmara e Bom Retiro, em Bom Retiro do Sul foram assinados no final do ano.
“Os rios Jacuí, Taquari, Gravataí e as nossas lagoas precisam de atenção. São muitas as pautas, inclusive a dragagem de alguns pontos, com a retirada de areia de forma sustentável. Temos que discutir e melhorar nosso transporte hidroviário”, destacou Heinze.
No encontro, também estava presente o representante da embaixada da Holanda em Porto Alegre, Richard Posma.