Uruguaiana e Alegrete receberão escolas cívico militares

O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) recebeu, nesta semana, do subsecretário de Fomento às Escolas-Cívico Militares, coronel Aroldo Ribeiro Cursino, a notícia da instalação de mais duas unidades no Rio Grande do Sul. Uruguaiana é um dos municípios contemplados e já definiu a instituição do projeto-piloto, que será o Complexo Escolar Elvira Ceratti, vinculada à rede municipal de ensino. Alegrete é o outro escolhido para receber o modelo, mas ainda não definiu qual escola receberá a iniciativa.

O Rio Grande do Sul Já havia confirmado o nome de outras duas escolas. A Escola Estadual de Ensino Médio Alexandre Zattera, de Caxias do Sul, na Serra, e a Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Drummond de Andrade, de Alvorada, na Região Metropolitana, que atende cerca de 700 alunos cada uma.
O Governo Federal está acelerando o projeto de implantação das escolas-militares, em todo o país. A meta é que ao todo 216 unidades sejam realidade até 2022, segundo o subsecretário. Para Heinze a ideia é resgatar o respeito que as instituições e alunos tinham no passado de aprender a ser um cidadão melhor. “Vamos dar chance para que o governo Bolsonaro desenvolva os seus projetos e mostre este novo Brasil que tanto queremos. Tenho certeza que nossos jovens conhecerão novamente a palavra respeito, característica essencial no exercício da cidadania”, destacou Heinze.
As instituições, segundo a Secretaria Estadual de Educação, darão início ao Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação (MEC) em 2020. Como critérios, o governo federal exige que as instituições escolhidas pelos estados tenham de 500 a mil alunos, e contemplem estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio. A previsão de investimento é de cerca de R$ 1 milhão por escola.
Nos dias 10 e 13 de dezembro acontecerá, em Brasília, uma capacitação junto ao Ministério da Educação para diretores, coordenadores pedagógicos e interlocutores do projeto.
Saiba mais na coluna do jornalista Edgar Lisboa, no Jornal do Comércio desta terça-feira, 26: http://www.edgarlisboa.com.br/escolas-civico-militares-3/
Foto: Rafael Camargo
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir