Ministério do Turismo visita parques e florestas nacionais no RS

Uma comitiva do Ministério do Turismo chega em Cambará do Sul, na manhã desta quarta-feira (7), para dar sequência as tratativas de concessão dos parques e florestas nacionais. A visita, provocada pelo senador Luis Carlos Heinze, terá a presença do representante do ministro do Turismo, secretário nacional de Estruturação da pasta, Dr. Robson Napier.

A intenção da visita é avaliar a necessidade de pavimentação de acesso aos cânions do Itaimbezinho e Fortaleza, nos parques de Aparados da Serra e Serra Geral. A equipe tambéTurim irá priorizar a avaliação de investimentos em turismo na região.
Dentro do processo de concessões, já foi publicado, no Diário Oficial da União, o resultado de julgamento que definiu as empresas habilitadas para a realização de estudos para aplicação dos serviços de apoio à visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, e das Florestas Nacionais de Canela e São Francisco de Paula. As empresas estão apurando as necessidades dos espaços para a elaboração dos editais.
Em abril, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou a concessão das áreas em visita a região da Serra e aos Campos de Cima da Serra. “A iniciativa privada terá liberdade para ofertar diferentes e inovadores tipos de serviços, produtos e infraestrutura, aproveitando o potencial máximo que cada unidade possui. Isso valorizará nossos parques, aumentando significativamente a circulação de pessoas, durante todo o ano”, comentou Salles.
O ministro também ressaltou que concessão não é o mesmo que privatização. “Com as delegações de serviço, as empresas ganham o direito de operar serviços de apoio a visitação por um determinado período de tempo e, em contrapartida, assumem compromisso de fazer investimentos nas unidades”, concluiu. Os serviços de gestão, conservação, proteção e pesquisa continuam sob o controle administrativo e territorial do governo, já que não se trata de privatização. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados aos visitantes das unidades de conservação.
Heinze acredita que o caminho para o desenvolvimento regional deve passar pelas concessões. “O estado não possui dinheiro para investimentos, portanto as parcerias público/privadas são uma alternativa para gerarmos empregos e desenvolvimento com sustentabilidade. Todo o estado ganhará com esta iniciativa”, concluiu o senador.
ROTEIRO DA COMITIVA
Quinta-feira, dia 7 de novembro de 2019

Previsão de chegada no aeroporto de Caxias do Sul: 10h50
Decolagem do helicóptero: 11h10
Pouso em Cambará do Sul: 11h50
Decolagem para visita aos cânions: 12h10
Almoço: 13h – Paradouro Casa da Montanha
Reunião: 14h / 16h – Eco Hotel

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir