Câmara temática discutirá questões da antiga rede ferroviária envolvendo municípios gaúchos

O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) participou de audiência, na quarta-feira, 16, com o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho. Na oportunidade, foram apresentados problemas de regularização envolvendo terrenos da antiga rede ferroviária, nos municípios de Carazinho e São Borja. Participaram representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Infraestrutura, empresa Rumo e outros interessados.

A agenda, solicitada pelo parlamentar, contou a presença do prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto que lembrou a questão envolvendo cerca de mil famílias que estão há mais de trinta anos na área e precisam ter suas residências oficializadas. “Trata-se de uma questão social, abrangendo uma área de aproximadamente 5 km, de propriedade da União, que pertencia à extinta Rede Ferroviária Federal. Lá vivem pessoas que reivindicam a regularização dos terrenos”, disse o prefeito.

Heinze destacou que o espaço ocupado está inserido em uma disputa judicial que envolve os 160 km do trecho entre São Borja e Santiago. De acordo com o parlamentar, a nova tentativa de regularizar as moradias prevê o desmembramento do terreno. O processo tramita na justiça em Brasília. “Precisamos fazer esta regularização fundiária pelo bem das famílias e do desenvolvimento urbano”, destacou.

Carazinho: retirada dos trilhos

O prefeito de Carazinho¸ Milton Schmitz, também participou do encontro. No município o problema envolve a necessidade de retirar os trilhos do perímetro urbano, com a possibilidade de recolocar em outra área. A alternativa já está prevista no plano diretor vigente, com o intuito de melhorar o gerenciamento do espaço urbano.

Schmitz relata que a intenção seria de fazer, a partir da retirada dos trilhos, uma nova via, permitindo um único fluxo na Avenida Flores da Cunha. “O primeiro passo é construir esta nova avenida e, nos trechos com largura superior faremos projetos de revitalização. Carazinho muda radicalmente se retirarmos os trilhos, onde teremos um espaço totalmente planejado”, comentou o prefeito.

Segundo o senador, a retirada traria grandes benefícios para o tráfego, além de modernidade urbanística. “Com o tempo nossos municípios precisam adaptar seus projetos urbanos às necessidades das comunidades. Estou ao lado do executivo para trazer estes avanços”, concluiu Heinze.

Encaminhamentos

O secretário do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho, determinou uma força tarefa para os encaminhamentos necessários. Para isso, será criada uma câmara temática com todos os envolvidos. “Esta reunião demonstra que a União tem boa vontade para resolver a situação dos dois municípios gaúchos”, enfatizou.

Texto e Foto: Leonardo Caldas Vargas | MTB: 2370/SC

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir