Heinze participa de tratativas para ampliação de terminal no Porto de Rio Grande

A ampliação da capacidade de operação do terminal Termasa – situado no Porto do Rio Grande – foi tema de reunião, na tarde desta segunda-feira (22), na Secretaria de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul. O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) propôs o encontro ao titular da pasta, Juvir Costella.

Heinze ressaltou a importância do projeto para elevar a operação do terminal de 1,5 mil para 6 mil toneladas/hora. “Queremos qualificar o potencial de expedição portuária”, explicou o senador. “Esperamos contar com o apoio do Estado para que seja proposta a licitação, com o consequente arrendamento da área”, concluiu.
O parlamentar participou de uma reunião no dia 10 de abril, na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, em Brasília, para garantir celeridade no processo desde o começo. Segundo representantes da Cooperativa Central Gaúcha (CCGL), o terminal pode ter capacidade de armazenar até 500 mil toneladas, especialmente produtos oriundos da produção primária. “Dessa forma, mudaríamos de patamar no setor da indústria naval”, frisou o presidente Caio Vianna.
A unidade logística da CCGL, composta pelos terminais Termasa e Tergrasa, é responsável por receber, armazenar e expedir produtos agrícolas a granel no Porto do Rio Grande. O secretário Juvir Costella enalteceu a mobilização do senador Heinze e ratificou a relevância do projeto. “O fortalecimento das hidrovias e das estruturas que envolvem os portos também está entre as prioridades do governo do Estado”, salientou. Além disso, Costella sugeriu que seja estabelecida a formalização do projeto de ampliação do terminal perante a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG). “Cumprida essa etapa do processo, encaminharemos o rito para a Secretaria Nacional de Portos”, finalizou o titular da pasta. Também participaram do encontro o secretário-adjunto de Logística e Transportes, Eduardo Krause e o diretor da CCGL-Termasa, Guillermo Dawson Jr.
Apoio: Raphael Nunes,com supervisão de Júlio Cunha Neto. ASCOM/SELT
Foto: Julio Cezar Medeiros
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir