Heinze coloca reciclagem no centro da discussão do uso de embalagens plásticas

O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) teve aprovação, em Plenário, do requerimento de sua autoria que pedia a inclusão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na discussão que envolve a utilização de sacolas e embalagens plásticas para acondicionamento e transporte de mercadorias.

A discussão que envolve o PLS 263 de 2018 estava apenas no fórum ambiental e agora passa também ao econômico. O foco da ação é gerar consciência ambiental, mais empregos e geração de renda com o reaproveitamento da matéria prima. Segundo o senador, existem prós e contras que devem ser analisados, como por exemplo a conservação de alimentos. Leguminosas armazenadas em embalagens plásticas tem seu aproveitamento aumentado em pelo menos 11 dias. As sacolas plásticas também impedem o escurecimento de frutas como bananas e o esverdeamento das batatas. A pesquisa é da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), que demonstra que a forma como os alimentos são embalados está diretamente ligada à sua durabilidade. “O caminho é longo, mas estamos evoluindo nas discussões do uso consciente do plástico, que envolve entre outras coisas o descarte adequado”, comentou Heinze.
Além disso, o plástico pode ser reaproveitado através da reciclagem. Um projeto de incentivo para as cooperativas do setor e catadores está em desenvolvimento pelo gabinete do senador. “Em todo o país a indústria de reciclagem de materiais plásticos gera cerca de 10 mil empregos e a indústria quase 315 mil postos de trabalho. É desenvolvimento para o país. O faturamento anual da indústria de transformados plásticos é de R$ 78,3 bilhões e as exportações chegam a US$ 1,2 bilhão. Temos que investir em alternativas ao meio ambiente, através da reciclagem, levando questões econômicas e ambientais lado a lado”, afirmou o parlamentar.
O plástico é um produto que pode ser reaproveitado para vários outros usos, até mesmo o da confecção têxtil. Heinze garante que a inclusão da discussão do uso do material na Comissão de Assuntos Econômicos trará impacto direto para o uso de embalagens em todo o Brasil.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir