O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – reuniu-se nesta terça-feira, 17, com o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, e cobrou a execução das obras das pontes sobre o Rio Ibicuí e a internacional, em Porto Xavier. O diretor informou que a licitação da travessia entre Brasil e Argentina está em fase de finalização, enquanto os estudos necessários para a obra no trecho que liga os municípios de Itaqui e Uruguaiana, na BR 472, foram adiados para 2025.
Heinze ressaltou a importância dessas obras para o Rio Grande do Sul. “São horas de trabalho dedicada a destravar esses projetos. A expectativa é que a publicação aconteça e possamos entregar a população essas ligações que representam desenvolvimento para o RS. De minha, parte segue firme o compromisso de acompanhar e cobrar o andamento de cada etapa”, afirmou o senador.
Histórico: A ponte sobre o Rio Ibicuí enfrentou diversos entraves, como questões ambientais, falhas no edital, desistência do consórcio vencedor, auditorias e até judicialização. Em março de 2023, foi celebrado um contrato com a Coesa Engenharia, segunda colocada no certame, mas a empresa não cumpriu o contrato e desistiu da obra.
A ponte de Porto Xavier, cujo contrato foi firmado ainda na gestão Bolsonaro, enfrenta problemas semelhantes, uma vez que a Coesa também estava responsável pela construção. A diferença é que outras empresas participantes do processo licitatório apontaram que os valores ofertados são inviáveis, devido à infraestrutura aduaneira.