Medida fortalece o empreendimento, que representa o maior investimento da história do RS
Nesta sexta-feira, 18, ocorreu o ato que oficializou a cooperação entre a União e o Consórcio do Porto Meridional para viabilizar a instalação do Porto Meridional. O projeto, capitaneado pelo senador Luis Carlos Heinze – PP/RS -, contará com um aporte de R$ 6 bilhões, e a expectativa é que a obra seja iniciada no primeiro semestre de 2025.
De acordo com Heinze, o recurso é 100% privado. “Essa é uma grande oportunidade de desenvolvimento para o Rio Grande do Sul, sem ônus para a máquina pública. O empreendimento promete reduzir custos logísticos, estimular o turismo e gerar mais empregos ”, afirmou Heinze.
O novo porto contempla um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade estimada de recebimento de 40 mil toneladas. A proposta inclui também um calado inicial de 17 metros, o que permite a recepção de embarcações de grande porte, como os cruzeiros marítimos.
+ Turismo: nesta sexta-feira, 18, também ocorreu a cerimônia que marca a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, que estava fechado desde maio devido às enchentes. A medida abre espaço para o fortalecimento do turismo. “A reabertura é uma vitória, representa mobilidade e um grande movimento em direção à recuperação comercial, em especial para o turismo na região. Mas reforço que precisamos seguir trabalhando para recuperar a malha aérea em sua plenitude”, afirmou Heinze logo após o evento.
A retomada dos voos será parcial, com pista reduzida. A previsão da Fraport é que a operação retorne completamente, incluindo voos internacionais, em 16 de dezembro.