O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – participou de audiência na última quinta-feira, 16, com o diretor-geral substituto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT – Fabrício Galvão, para tratar da recuperação da ponte do Fandango, na BR-153, em Cachoeira do Sul. O anteprojeto de restauração dos viadutos está em fase de conclusão e a expectativa é que a licitação seja publicada nos próximos meses.
O andamento do empreendimento também depende de resolução do Tribunal de Contas da União – TCU. Durante a reunião, o parlamentar defendeu a urgência da obra, explicou o impacto negativo para o transporte de cargas e assegurou que irá fazer um apelo ao tribunal. “A rachadura no acesso à ponte tem elevado os custos, pois exige desvio de rota dos caminhões. O recurso está garantido, agora precisamos da colaboração do TCU para acelerar os trâmites. Já fiz contato com ministro Augusto Nardes para explicar a importância dessa travessia”, ressalta Heinze.
De acordo com o DNIT, a licitação será realizada por meio do Regime Diferenciado de Contratações na modalidade Integrada – RDCI -, que contempla elaboração de projeto executivo e execução das obras. O modelo de contratação é anterior, a mudança legislativa e para reaproveitamento é necessária a publicação do acórdão pelo TCU.