Os impactos da estiagem e os prejuízos causados aos produtores rurais do Rio Grande do Sul serão tema de um ciclo de palestras da Comissão de Agricultura do Senado Federal, durante a 23ª edição da Feira Nacional da Soja – Fenasoja. O evento consta na programação oficial da mostra e será realizado na sexta-feira, dia 6 de maio, a partir das 14 horas, no auditório do Centro Administrativo do Parque de Exposições de Santa Rosa.
A iniciativa do senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) reunirá 16 representações que compõem o governo federal, o legislativo, o Ministério Público e entidades do setor rural. Evento semelhante ocorreu durante a Expodireto Cotrijal, em março passado, com as mesmas entidades para debater alternativas capazes de amenizar os efeitos da falta de chuvas. De acordo com o senador Heinze, durante o encontro na Fenasoja serão apresentados projetos e programas de irrigação. Entre as sugestões está o projeto de lei – PL – 1282/19, de autoria do parlamentar, que altera o Código Florestal e permite a construção de reservatórios d’água em Áreas de Proteção Permanente – APP.
“Apresentamos o problema e agora, neste segundo encontro, vamos reunir as sugestões e trabalhar para implantação de um programa eficiente de irrigação para evitar perdas na produção de alimentos e prejuízos aos produtores e a economia local”, explica.
Fenasoja: A feira, que acontece a cada dois anos desde 1966, envolve mais de 250 mil pessoas em 11 dias de evento. A Fenasoja recebe em média 10 mil estrangeiros e movimenta indústria, comércio, pecuária, agricultura e turismo, gastronomia e entretenimento na região. O evento fomenta negócios, pesquisas e tecnologias. É considerado um grande indutor de desenvolvimento da região de fronteira noroeste, que hoje é responsável pela fabricação de aproximadamente 65% das colheitadeiras no Brasil. Acontecerá no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, de 28 de abril a 8 de maio e envolverá 530 expositores.
Saiba mais: https://www.fenasoja.com.br/