Em articulação com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o senador Luis Carlos Heinze obteve da Administração das Hidrovias do Sul (AHSUL), a liberação das licitações para o desenvolvimento de projetos de recuperação das hidrovias gaúchas. As empresas vencedoras irão elaborar projetos para as seguintes eclusas: Anel de Dom Marco em Rio Pardo, Fandango em Cachoeira do Sul, Amarópolis em General Câmara e Bom Retiro em Bom Retiro do Sul. As hidrovias foram construídas entre os anos 50 e 70, necessitando de modernização e reparos.
“Estamos dando sequência ao nosso plano de infraestrutura para o Rio Grande do Sul. Agora com foco em nossas hidrovias. O Governo Bolsonaro está empenhado em melhorar nossa logística para gerar desenvolvimento. Temos 1220 km de hidrovias sobre o rio Jaguari e Taquari. São 600 km com eclusas que devem ser modernizadas. Uma conquista para todos os gaúchos”, destacou o senador.
Confira abaixo os valores das licitações:
Barragem/Eclusa Anel de Dom Marco – Rio Pardo
- Hidrovia: Hidrovia do Rio Jacuí
- Barragens e Eclusas: Anel de Dom Marco
- Orçamento Estimado: R$ 1.183.415,51
- Histórico da obra: Essa obra foi iniciada em 1966 e inaugurada em 1972.
Barragem/Eclusa do Fandango – Cachoeira do Sul
- Hidrovia: Hidrovia do Rio Jacuí
- Barragens e Eclusas: Fandango
- Orçamento Estimado: R$ 952.160,44
- Histórico da obra: Iniciada em 1952 e concluída em 1958.
Barragem/Eclusa de Amarópolis – General Câmara
- Hidrovia: Hidrovia do Rio Jacuí
- Barragens e Eclusas: Amarópolis
- Orçamento Estimado: R$ 2.305.889,39
- Histórico da obra: A obra, situada no PK 74,50 do rio Jacuí, entre os municípios de General Câmara e Butiá, foi executada entre 1971 e 1974.
Barragem/Eclusa Bom Retiro – Bom Retiro do Sul/RS
- Hidrovia: Hidrovia do Rio Taquari
- Barragens e Eclusas: Bom Retiro do Sul
- Orçamento Estimado: R$ 1.112.213,92
- Histórico da obra: A barragem de Bom Retiro do Sul, única existente no rio Taquari teve sua construção definida em 1956, pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Departamento Estadual de Portos, Rios e Canais, sendo iniciada em 1958. Após permanecerem paralisadas por diversos anos, em decorrência da falta de recursos, suas obras foram retomadas em 1970, mediante celebração de convênio entre o Governo do Rio Grande do Sul e o Ministério dos Transportes. Nessa ocasião, estavam executados, apenas, seus nove pilares, o que representava aproximadamente 25 % das obras civis, nada havendo sido contratado em relação aos equipamentos. Inaugurada em 1976.
Texto: Leonardo Caldas Vargas | Rafael Camargo