O senador Luis Carlos Heinze – PP-RS – participa, nesta sexta-feira, 12/12, de reunião na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS –, em Porto Alegre, com representantes da empresa DTA Engenharia, responsável pelo projeto do Porto Meridional, e investidores privados do empreendimento. O encontro vai tratar dos próximos passos da iniciativa e cronograma de obras, com o objetivo de destravar a execução do terminal portuário em Arroio do Sal.
Heinze acompanha o Porto Meridional desde a concepção, tendo sido um dos primeiros articuladores políticos do projeto no Congresso. Em diferentes agendas, o senador tem ressaltado que o novo terminal é decisivo para reduzir o custo logístico do Rio Grande do Sul, ampliar a competitividade do estado e criar milhares de empregos diretos e indiretos.
O Porto Meridional é um Terminal de Uso Privado – TUP – autorizado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq –, com contrato de adesão assinado em outubro de 2024, prevendo investimentos bilionários da iniciativa privada e capacidade de movimentar dezenas de milhões de toneladas por ano, inclusive com calado para navios de grande porte.
Após a reunião em Porto Alegre, Heinze segue para Três Cachoeiras, onde participa de audiência pública na prefeitura sobre o empreendimento. O encontro vai discutir as oportunidades econômicas, logísticas e sociais associadas à implantação do porto, como geração de empregos, atração de novos investimentos, integração com a BR-101 e impacto no escoamento da produção gaúcha.
Com a agenda, o senador reforça sua atuação em defesa de um novo porto marítimo no litoral norte, como parte de uma estratégia mais ampla de modernização da infraestrutura gaúcha e de redução das desigualdades logísticas em relação a outros estados da região Sul.
Serviço
Agenda: Reunião sobre o Porto Meridional na FIERGS e audiência pública em Três Cachoeiras
Dia: Sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
Local: FIERGS (Porto Alegre) e Prefeitura de Três Cachoeiras (RS)
Atendimento à imprensa: 61 3303-4134 (Gabinete do senador Heinze)