Porto Alegre, 16 de outubro de 2025 – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou nesta quinta-feira, 16, a autorização para que a Prefeitura de Caxias do Sul lance a licitação das obras do novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva. O ato consolida uma etapa decisiva do projeto articulado ao longo dos últimos anos com protagonismo do senador Luis Carlos Heinze – PP/RS.
O investimento anunciado é de R$ 146,3 milhões, integralmente da União, via PAC Aviação Regional, e a primeira etapa, o chamado Lado Ar, contempla terraplenagem, drenagem, sinalização, instalações hidrossanitárias, elétricas e eletrônicas, pavimentações, pátio de aeronaves, pista, além de taxiways e auxílios à navegação.
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico – PSDB-RS -, prevê que a publicação do edital desta fase será feita até o fim de outubro, e as obras devem começar entre janeiro e fevereiro de 2026. A estimativa para a conclusão é de 24 meses.
Para além do ato formal, a assinatura arremata a articulação política em torno do projeto. Heinze tem atuado desde 2019 para viabilizar a construção do novo aeroporto. Ele acompanhou a definição da área em Vila Oliva, a publicação do edital, destravou tratativas com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Secretaria Nacional de Aviação Civil e priorizou o tema junto a empresários e gestores locais.
“Vila Oliva é um divisor de águas para a Serra e Região das Hortênsias. Trabalhamos para tirar o aeroporto do papel com planejamento e responsabilidade, e vamos seguir cobrando celeridade para a abertura da licitação, início das obras, execução dos acessos rodoviários e conexões necessárias. O objetivo é claro: ampliar a malha aérea, fortalecer o turismo e dar competitividade ao nosso campo e indústria”, afirmou o senador.