Brasília, 23 de setembro de 2025 – O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – se reuniu com o embaixador da Argentina no Brasil, Guillermo Daniel Raimondi, para tratar de temas de grande relevância para a integração entre Brasil e Argentina e, em especial, para o desenvolvimento da região de fronteira do Rio Grande do Sul.
Ponte Porto Xavier–San Javier
No encontro, o senador recebeu a confirmação de que o governo argentino está finalizando a tradução da documentação da licitação da ponte, elaborada em português. A expectativa é de que, em até duas semanas, a Comissão Mista Binacional Pró-Ponte Porto Xavier–San Javier volte a se reunir para discutir os ajustes finais do projeto.
“Essa é uma luta antiga, que tenho acompanhado passo a passo em Brasília e junto às autoridades argentinas. A ponte vai baratear custos de transporte e integrar ainda mais a economia da nossa região com o país vizinho”, destacou Heinze.
O parlamentar já havia acompanhado a publicação do edital da obra e atuado em outras frentes pela liberação de projetos de infraestrutura viária, como as pontes de Ibicuí e Porto Mauá, que também integram a agenda estratégica de desenvolvimento da fronteira.
Gasoduto Brasil–Argentina
Outro tema de destaque foi a construção de um gasoduto,que pode ligar Vaca Muerta, na Argentina, ao Brasil, passando por Uruguaiana. O projeto busca reduzir a dependência do gás boliviano e o alto custo do gás liquefeito importado – GNL.
O embaixador pediu o apoio do senador para avançar nas tratativas com o governo brasileiro. Heinze já solicitou audiência com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para obter informações sobre as pendências do lado brasileiro e cobrar providências para dar continuidade ao projeto.
Sobre o tema, Heinze afirmou: “Esse gasoduto é estratégico não só para o Rio Grande do Sul, mas para todo o país. Energia mais barata significa competitividade para a indústria, redução de custos para o campo e segurança energética para o futuro”.
Reforma da ferrovia Libres–Uruguaiana
Durante a reunião, também foi discutida a necessidade de investimentos na ferrovia que liga Paso de los Libres a Uruguaiana, fundamental para melhorar a logística da fronteira e ampliar a competitividade da produção gaúcha no mercado internacional.
Para dar andamento à pauta, Heinze já solicitou reunião com Leonardo Cezar Ribeiro, secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes.
Integração como prioridade
O senador reforçou que todas essas pautas têm um ponto em comum: aprofundar a integração entre Brasil e Argentina para destravar gargalos logísticos, reduzir custos e gerar novas oportunidades econômicas para o Rio Grande do Sul.
“Esses projetos são fundamentais para a nossa região. Vou seguir cobrando e acompanhando de perto cada etapa, porque sei o quanto a fronteira depende de soluções concretas para crescer e se desenvolver”, concluiu Heinze.