Com prefeitos e lideranças do Vale do Taquari, Heinze cobra respostas às enchentes de 2024

Porto Alegre, 4 de julho de 2025 — O senador Luis Carlos Heinze – PP-RS – participou, nesta sexta-feira, de uma reunião, em Lajeado, com prefeitos do Vale do Taquari sobre o andamento das ações de recuperação nos municípios atingidos pelas enchentes de 2024. O encontro foi realizado no auditório do Hospital Bruno Born, em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Taquari – AMVAT -, e contou com a presença do presidente da entidade e prefeito de Sério, Moisés de Freitas, além de representantes de 12 municípios da região.

O objetivo da reunião foi alinhar estratégias, ouvir os gestores locais e buscar caminhos para agilizar os encaminhamentos junto aos governos estadual e federal, garantindo respostas mais rápidas às demandas emergenciais da população.

“Essa é uma região muito afetada e que precisa de soluções urgentes. É fundamental que as ações cheguem na ponta com agilidade. Estamos aqui para somar forças e seguir trabalhando”, afirmou Heinze.

Na pauta, além das ações imediatas, também foi discutida a integração das iniciativas locais ao estudo técnico de recuperação da bacia do Rio Taquari, que está sendo conduzido pelo governo estadual. Para Heinze, o planejamento de longo prazo é importante, mas não pode atrasar as medidas emergenciais.

Atuação no enfrentamento da crise

Desde o início da tragédia climática no Rio Grande do Sul, o senador Heinze tem atuado diretamente na articulação de recursos e medidas para apoiar os municípios. Em Brasília, ele foi um dos principais responsáveis pela liberação de R$ 6,5 bilhões para prevenção às enchentes no estado, recursos já disponíveis desde dezembro de 2024.

Além disso, Heinze teve participação importante para garantir a prorrogação da dívida do estado com a União, o que permitiu ao governo gaúcho abrir espaço fiscal de aproximadamente R$ 15 bilhões — valor que, por acordo, deve ser aplicado integralmente na reconstrução do Rio Grande do Sul.

“Os recursos existem. Agora é preciso que as ações ganhem ritmo e que os governos, em todas as esferas, tenham foco, agilidade e compromisso”, reforçou o senador.

Heinze seguirá acompanhando de perto a situação dos municípios e se colocou à disposição para atuar como ponte entre as lideranças locais e os órgãos federais, com o objetivo de garantir que as medidas saiam do papel e cheguem onde são mais necessárias.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir