Diante da crise no setor agropecuário, mobilizações têm ganhado força no Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, 10, produtores rurais realizaram atos em Jacutinga, Erechim e Passo Fundo em defesa do Projeto de Lei da Securitização – PL 320/25. Os eventos reuniram produtores rurais, empresários e lideranças políticas.
O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS -, autor da proposta, participou das reuniões e destacou a comoção em torno do tema. “O desespero é enorme. Os produtores estão perdendo um legado de gerações, soterrado em dívidas. A única saída é a renegociação de longo prazo. No dia 15, temos agenda com o ministro Haddad e espero que saiamos de lá, ao menos, com a prorrogação até setembro sacramentada”, afirmou Heinze.
Em Jacutinga, o evento reuniu cerca de 500 pessoas e foi promovido pela Associação de Municípios do Alto Uruguai – AMAU. Em Erechim, a mobilização foi organizada pelo Sindicato Rural, com apoio de cooperativas, como ALFA, de Chapecó, e a cerealista Vaccaro. Participaram também os deputados estaduais Dirceu Franciscon – União/RS – e Paparico Bacchi – PL/RS.
Já em Passo Fundo, o encontro também foi articulado pelo Sindicato Rural e contou com a presença de produtores que aproveitaram a ocasião para cobrar avanços nas obras da BR-153, a Transbrasiliana. Heinze respondeu com a previsão repassada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, que indica que os estudos ambientais estão em andamento, com previsão de conclusão para fevereiro de 2026.