Produtores de Jacutinga, Erechim e Passo Fundo realizam atos em apoio ao PL da Securitização

Diante da crise no setor agropecuário, mobilizações têm ganhado força no Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, 10, produtores rurais realizaram atos em Jacutinga, Erechim e Passo Fundo em defesa do Projeto de Lei da Securitização – PL 320/25. Os eventos reuniram produtores rurais, empresários e lideranças políticas.

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS -, autor da proposta, participou das reuniões e destacou a comoção em torno do tema. “O desespero é enorme. Os produtores estão perdendo um legado de gerações, soterrado em dívidas. A única saída é a renegociação de longo prazo. No dia 15, temos agenda com o ministro Haddad e espero que saiamos de lá, ao menos, com a prorrogação até setembro sacramentada”, afirmou Heinze.

Em Jacutinga, o evento reuniu cerca de 500 pessoas e foi promovido pela Associação de Municípios do Alto Uruguai – AMAU. Em Erechim, a mobilização foi organizada pelo Sindicato Rural, com apoio de cooperativas, como ALFA, de Chapecó, e a cerealista Vaccaro. Participaram também os deputados estaduais Dirceu Franciscon – União/RS – e Paparico Bacchi – PL/RS.

Já em Passo Fundo, o encontro também foi articulado pelo Sindicato Rural e contou com a presença de produtores que aproveitaram a ocasião para cobrar avanços nas obras da BR-153, a Transbrasiliana. Heinze respondeu com a previsão repassada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, que indica que os estudos ambientais estão em andamento, com previsão de conclusão para fevereiro de 2026.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir