Edital foi republicado após impasse com o TCU e anos de ameaça de estatização
Na última sexta-feira, 31, foi republicado o edital de concessão da Ponte Internacional São Borja – Santo Tomé. A abertura dos envelopes está marcada para o dia 4 de abril e prevê US$ 99 milhões em investimentos para a modernização da estrutura. O documento também garante trânsito livre para residentes das duas cidades fronteiriças, tanto para carros quanto para motocicletas, conforme solicitado pelo senador Luis Carlos Heinze – PP/RS.
O senador, que é um fervoroso defensor do projeto, celebrou a evolução do processo. “Foram anos de negociação junto ao DNIT e ao governo argentino para preservar o modelo mais eficiente. Passamos por um cancelamento inesperado no último mês, mas a republicação do ato em um curto período representa uma grande vitória”, afirmou Heinze.
O edital prevê 25 anos de concessão e contempla a construção de novas faixas de acesso, uma área para veículos apreendidos, um pátio para caminhões e um sistema de iluminação mais eficiente, além da gestão do Centro Unificado de Fronteira – CUF.
A ponte, viabilizada por Heinze quando era prefeito de São Borja, responde por quase 30% das operações comerciais entre Brasil e Argentina. O fluxo é intenso, com mais de 130 mil caminhões e R$ 50 bilhões circulando por ela anualmente.