O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – reuniu, na última quarta-feira, 8, representantes da prefeitura de Candelária, produtores rurais, dirigentes do Sicredi, Sindicato Rural e da Associação de Indústria e Comércio – ACIC. O encontro teve como pauta a instalação de uma ponte metálica sobre o Rio Pardo, que conectará os municípios de Candelária e Vale do Sol, na localidade de Rebentona.
O parlamentar está formando uma força-tarefa para viabilizar a transferência da estrutura com recursos da iniciativa privada. Ele já incluiu no diálogo o diretor de Infraestrutura Ferroviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT -, Ariston Ayres, com o objetivo de facilitar os trâmites burocráticos de cessão da estrutura férrea. A iniciativa, que demandará investimentos estimados em R$ 4 milhões, já conta com recursos do Sicredi e apoio do Instituto Ling.
O senador destaca que a ponte é parte fundamental do esforço de reconstrução das áreas no contexto pós-enchente. “A região foi duramente atingida pela catástrofe. Cálculos da Emater apontam um prejuízo de quase R$ 50 milhões apenas no setor agrícola. Essa travessia representa um alívio, pois trata-se de um projeto viável. Não descansarei até que seja concluído”, afirmou Heinze.
Durante o encontro, foi sugerido concentrar os primeiros esforços na construção dos pilares da edificação para garantir agilidade. Também foram discutidos os procedimentos necessários para a obtenção da licença ambiental, com o intuito de evitar atrasos diante de órgãos de controle. Heinze garantiu que atuará junto aos governos federal e estadual para acelerar os trâmites e entregar a obra à população de Candelária e Vale do Sol no menor tempo possível.
Participou ainda da reunião a empresa contratada, com recursos já doados pelo Sicredi e intermediados pela ACIC, que prestou contas sobre o andamento do projeto.