Heinze cobra isenção de Imposto de Importação de equipamentos para o Salgado Filho

O parlamentar também solicitou agilidade na criação do fundo que promete financiar as obras de prevenção de enchentes

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – reuniu-se, nesta quarta-feira, dia 4, com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para tratar da isenção do Imposto de Importação – II – incidente sobre equipamentos aeroportuários do Salgado Filho. A medida visa recuperar o maquinário perdido nas enchentes e garantir a retomada total da malha aérea na alta estação. A expectativa é de que a portaria da Câmara de Comércio Exterior – Camex – seja publicada até janeiro, com possibilidade de antecipação.

Heinze, que trabalha na questão há 15 dias, destacou o compromisso assumido pelo vice-presidente. “O saldo da reunião foi positivo. Conseguimos sensibilizar e encaminhar a demanda de modo a proteger os interesses do povo gaúcho, que não pode ser novamente prejudicado pela suspensão de voos. A batalha é para garantir o pleno funcionamento do aeroporto”, ressaltou Heinze.

O imbróglio com o governo federal e a Dnata Brasil vinha se arrastando desde maio, sob o risco de prejuízo nas operações aéreas, considerando que a empresa responde por mais de 90% do fluxo do aeroporto. Na lista estão rebocadores, carretas de bagagem, escadas, esteiras, tratores de carga, entre outros instrumentos fundamentais para o funcionamento do aeroporto.

A reunião contou com a presença do Embaixador do Emirados Árabes Unidos, Saleh Ak Suwaidi, o presidente da Dnata, Phil McGrane, além de alguns diretores da multinacional e da secretária executiva da Camex, Marcela Carvalho.

Prevenção: Heinze ainda cobrou de Alckmin a liberação dos R$ 6,5 bilhões que vão garantir a retomadas dos projetos de contenção de enchentes na região metropolitana. O governo fez o anúncio em julho, mas o recurso ainda aguarda repasse.

A verba será direcionada às obras de contenção que foram paralisadas há sete anos e beneficiarão diretamente os municípios de Porto Alegre, Alvorada, Sapucaia do Sul, Eldorado do Sul, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Campo Bom.
A medida é fruto do trabalho de articulação do senador Heinze e do deputado federal Luiz Carlos Busato – União/RS – e contempla a construção de diques, sistemas de bombeamento de água e drenagem urbana.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir