O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – reuniu-se com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT -, Guilherme Sampaio, em busca de uma janela de oportunidade que permita expandir e melhorar o modal ferroviário no Rio Grande do Sul – RS. O contrato com a concessionária que administra a Malha Sul encerra em três anos.
Ficou definido a realização de uma reunião com a participação dos governadores dos três estados do Sul, parlamentares e as representações da concessionária Rumo, do Ministério dos Transportes e entidades representativas do setor empresarial. No encontro, que deve ser agendado ainda neste ano, serão debatidas questões relativas à expansão da Nova Ferroeste e da Norte-Sul, além da recuperação da chamada Malha Sul.
Heinze argumenta que é preciso fortalecer a infraestrutura e garantir competitividade. “O Rio Grande do Sul tem produtos excelentes, mas a nossa logística é a mais cara do Brasil. É urgente diversificar a matriz de transporte, e o investimento em ferrovia precisa ser uma prioridade. A minha intenção é mobilizar todos os agentes para que saíamos desse encontro com soluções práticas, prazos e compromissos firmados”, ressaltou Heinze.
O senador, que vem defendendo especialmente a expansão da Nova Ferroeste, alega ainda que a mobilização pode ajudar a recuperar o projeto, que vem enfrentando resistência política. “É preciso melhorar o diálogo e construir parcerias que ajudem toda a região. Estou certo de que, ao reunir o grupo, vamos avançar”, concluiu Heinze.
Entenda: o traçado inicial da Nova Ferroeste prevê a ligação de 1.591 km entre Maracajú, no Mato Grosso do Sul, e o Porto de Paranaguá, no Paraná. A ideia de Heinze é incluir um ramal de Chapecó até Passo Fundo, no norte do estado gaúcho.