O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – está realizando visitas às instituições financeiras no Rio Grande do Sul para informar sobre as tratativas feitas com o Ministério da Fazenda e sensibilizar as diretorias sobre a situação dos produtores rurais gaúchos. Nesta quinta-feira, 17, o diálogo foi com a diretoria do Sicredi, em Porto Alegre. Amanhã já tem reunião agendada com a superintendência do Banco do Brasil.
Heinze argumenta que a missão é reduzir ruídos e tornar as políticas de socorro reais. “Haddad garantiu que serão disponibilizados, inicialmente, mais R$ 5 bilhões para os produtores. É hora de mobilizar para que esse recurso seja aplicado com velocidade que precisa. Ouvi relato de produtor que chegou ao ponto de usar cheque especial para conseguir iniciar o plantio e, até mesmo, para alimentar o gado”, explicou Heinze.
O senador também solicitou ao ministro a adequação das linhas de crédito, para que o montante seja deslocado para o capital de giro. “Vou monitorar os atos e seguir conversando com os produtores e o governo”, ressaltou Heinze.
A reunião realizada na última terça-feira, 15, com o ministro da Fazenda é resultado da pressão exercida por Heinze e a senadora Tereza Cristina – PP/MS -, que pediram a convocação de três ministros para prestarem esclarecimentos no Senado. A dificuldade de acesso e a carência de recursos foram o foco do encontro.