Diretor-geral do órgão também garantiu que o processo licitatório para a construção da travessia sobre o Rio Ibicuí será finalizado até o final deste ano
O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – esteve nesta quarta-feira, 4, em reunião com o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT –, Fabrício Galvão. O parlamentar cobrou o andamento das obras das pontes de Porto Xavier e do Rio Ibicuí, entre Uruguaiana e Itaqui.
Galvão garantiu ao senador gaúcho que até o dia 18 deste mês será publicado o edital de licitação da travessia internacional entre Porto Xavier e San Javier, na Argentina. Já sobre a obra do Rio Ibicuí, o diretor-geral informou que as tratativas para relicitar estão avançadas, com perspectiva de finalização até o fim deste ano.
Heinze, que atua na questão há alguns anos, destacou que seguirá com as visitas de cobrança. “São anos trabalhando para viabilizar essas pontes. Ibicuí é um capítulo à parte, a última intercorrência foi com a empresa contratada que abandonou o projeto e nos levou à estaca zero. A peregrinação continua e de minha parte não faltarão esforços para fazer essas entregas à população. Espero que as promessas feitas hoje sejam efetivadas”, ressaltou Heinze.
Histórico: a ponte de Ibicuí passou por entraves ambientais, falhas no edital, desistência de consórcio, auditoria e até por judicialização. Em março de 2023 foi celebrado contrato com Coesa Engenharia, a segunda colocada no certame, que por fim não cumpriu o contrato e desistiu da obra.
A ponte de Porto Xavier, que teve contrato celebrado ainda na gestão Bolsonaro, enfrenta situação similar, já que a Coesa também era responsável pela construção. A diferença é que outras empresas que participaram do processo indicaram que os valores ofertados são inviáveis, por conta da infraestrutura aduaneira.