Parlamentar ressalta que a proposta também gera renda, energia e água para o campo
O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – participou, nesta quinta-feira, 8, uma reunião com o diretor de Planejamento da Infra S.A, Cristiano Della Giustina. Na audiência o parlamentar apresentou um programa de armazenamento de água que ele desenvolve em colaboração com especialistas e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
A Infra, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, foi designada pela Casa Civil para conduzir estudos que proponham soluções viáveis para o problema das enchentes na região Metropolitana de Porto Alegre.
O senador, que reassumiu o mandato nesta semana, alega que o programa pode estimular a economia e contribuir para amenizar os impactos dos fenômenos climáticos. “O projeto, no qual venho trabalhando há um ano, já mapeou 5.479 pontos de acumulação de água. A intenção é armazenar a água excedente durante os períodos de chuva para ser utilizada durante as estiagens. Estender essa iniciativa para outras regiões do estado, pode ajudar tanto na prevenção de enchentes, quanto nas situações de seca. Os reservatórios também podem ser aproveitados para instalação de pequenas centrais hidrelétricas – PCH”, ressaltou Heinze.
As informações foram bem recebidas pelo diretor da Infra, que se comprometeu em avaliar a proposta do senador Heinze. Uma nova reunião deve ser realizada na próxima semana com técnicos da Casa Civil e dos ministérios da Agricultura e Pecuária, Integração e Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Agrário e Minas e Energia. O objetivo é promover a integração entre os projetos federais de prevenção de enchentes e o programa de irrigação coordenado pelo senador Heinze.