Medida pode ajudar a recompor estrutura pública perdida na catástrofe
O senador Ireneu Orth – PP/RS – solicitou a Receita Federal que veículos e equipamentos eletrônicos apreendidos pelo órgão sejam doados, prioritariamente, aos municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O documento encaminhado nesta sexta-feira, 10, busca garantir condições técnicas para a retomada de serviços públicos essenciais.
O parlamentar alega que os municípios e entidades assistências perderam boa parte da estrutura durante as enchentes e precisam da doação. “As chuvas causaram prejuízos significativos ao patrimônio público. As doações da Receita são cruciais para retomar os serviços de saúde, atividades educacionais, assistenciais e serviços comunitários, além de facilitar a comunicação e coordenação dos esforços de recuperação das cidades”, ressaltou Orth.
Na lista de prioridades para as prefeituras estão veículos, incluindo vans, caminhonetes e ônibus. O senador também solicitou, expressamente, o envio de computadores, notebooks, aparelhos celulares, entre outros itens, para as escolas, creches, asilos, hospitais e demais instituições afetadas.
A tragédia no Rio Grande do Sul já soma 116 vidas perdidas e 337 mil pessoas desalojada. São 437 municípios e 1,9 milhões de pessoas afetadas.