A Agência Nacional dos Transportes Aquaviários – Antaq – publicou nesta quarta-feira, 10, a autorização para construção do Porto Meridional. O projeto foi validado pela diretoria do órgão que considerou que a iniciativa atende as regras exigidas pelo processo regulatório, em contraponto as manifestações contrárias apresentadas pelo Porto do Rio Grande.
O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – que tem liderado esforços para efetivar a instalação celebrou o avanço. “Foram muitos diálogos para que chegar nessa fase. O porto meridional representa emprego, renda e logística de qualidade para escoamento da nossa produção. Vamos ampliar as oportunidades de negócio de norte a sul”, afirmou Heinze.
O empreendimento aguarda a emissão da licença ambiental, que está em fase de análise no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama. A expectativa é iniciar a obra ainda em 2024.
DESENHO DO PORTO: a iniciativa contempla um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade de movimentação anual 50 milhões de toneladas. A proposta inclui também um calado inicial de 17 metros, o que permite a recepção de embarcações de grande porte, a exemplo dos cruzeiros marítimos.
A estimativa é que sejam investidos R$ 6 bilhões, oriundos da iniciativa privada.