Heinze leva debate sobre ampliação do modal ferroviário para Expodireto

Está marcado para o próximo dia 8 de março, em Não-Me-Toque, um Ciclo de Palestras e Debates para discussão e análise das perspectivas do transporte ferroviário no Rio Grande do Sul. O painel, organizado pelo Senado Federal, vai compor a programação da Expodireto Cotrijal 2024, em razão de um requerimento proposto pelo senador Luis Carlos Heinze – PP/RS.

O parlamentar, que é um defensor da retomada e da expansão da malha ferroviária, explicou que o modal é estratégico para o estado. “O Rio Grande do Sul precisa ser mais competitivo. Figuramos na lista como um dos estados com a pior infraestrutura do Brasil, ficando atrás do Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará, entre outros. O transporte sobre trilhos é 28% mais barato, em comparação ao rodoviário. Sociedade civil e estado precisam unir forças para ampliar a malha”, ressaltou Heinze.

Na pauta das discussões estão os terminais do aço em Vacaria e Passo Fundo e os traçados da Ferrovia Norte-Sul e da Nova Ferroeste. O objetivo é abrir o diálogo com produtores rurais, representantes do setor logístico, autoridades governamentais e sociedade civil.
Entre os convidados para o debate estão autoridades como o secretário Nacional de Transportes Ferroviários, Leonardo Ribeiro, e o superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, Ismaer Trinks. Também devem participar do evento representantes da Fecoagro/RS, Farsul, Fecomércio/RS, Federasul, Fiergs, Acergs, Fetag/RS e da empresa Rumo Logística.

Serviço:
Expodireto – Painel Senado Federal: Competitividade sobre trilhos
Dia: 08 de março
Horário: 14 horas
Local: RS 142, Km 24 – Não-Me-Toque – RS

Atendimento de imprensa: 61 3303-4134/ 71 99238-0640 – Niege Neves

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir