Heinze atua para socorrer Emater e Universidade de Caxias do Sul

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – levou a situação econômica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul – Emater – e da Universidade de Caxias do Sul – UCXS – para uma reunião na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O diálogo ocorreu na última quarta-feira, 29, com a presença do procurador-geral adjunto de Gestão da Dívida Ativa da União, João Grognet.

Heinze explicou a realidade vivenciadas pelas instituições e sua importância para os gaúchos. “A Emater é uma instituição que auxilia o pequeno produtor e não tem condições de arcar com a dívida bilionária que consta na Fazenda. Já a Universidade de Caxias do Sul responde por uma complementação de educação e saúde na região. Precisamos garantir que essas instituições mantenham as portas abertas. São fundações que exigem um olhar diferenciado do Estado”, pontuou Heinze.

Ao final, o órgão indicou possibilidade de nulidade no processo de R$ 1 bilhão da Emater ou redução de até 70% da dívida ativa. O procurador-adjunto considerou as condições de pagamento da instituição.

Já no caso da UCXS, que também deve mais de R$ 1 bilhão, o processo será reanalisado, considerando os novos argumentos que vão ser apresentados processualmente pela fundação. A importância da unidade foi compreendida pelos procuradores que fizeram orientação conforme as regras legais.

Participaram da reunião, o reitor da Universidade de Caxias, Gelson Leonardo Rech, o diretor-executivo Germano Schwartz e o assessor da Emater-RS/Asbraer, Isaac Sassi.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir