O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – realizou nesta sexta-feira, 24, uma reunião técnica com especialistas, entidades do setor produtivo e professores de universidade para debater medidas que possam reduzir os impactos do excesso e da falta de chuvas no Rio Grande do Sul. O encontro ocorreu na sede do Sinduscon, em Porto Alegre.
Entre as medidas consideradas pelo grupo consta mudanças legislativas que permitam o barramento em rios, ações de desassoreamento e até investimentos em pequenas centrais hidrelétricas.
Heinze destaca que a prevenção é o caminho. “Estamos buscando soluções que possam ajudar a reduzir os riscos. Não podemos esperar a crise chegar para tomar providências. As questões climáticas são cíclicas e exigem preparo”, ressaltou Heinze.
Esse é o segundo encontro técnico promovido pelo senador, em menos de dois meses. Heinze reforçou que a intenção é apresentar soluções viáveis ao Poder Executivo e mobilizar setores da iniciativa privada, formando uma força tarefa para tratar o problema da estiagem e das enchentes.
Participaram do encontro representantes da UFRGS, Sicepot, Sindibritas, Sindiareia, Associação Gaúcha de Fomento às Pequenas Centrais Hidroelétricas e Rhama Analysis Recursos Hídricos.