O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – protocolou nesta terça-feira, 7, um requerimento de convocação do ministro da Educação, Camilo Santana. A medida busca esclarecimento para as denúncias de politização das provas do Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM. O documento foi apresentado no âmbito da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária – CRA.
Em justificativa, o senador elencou abordagens tendenciosas nas questões 70, 71 e 89. “A demonização da produção rural exposta no teste inclui uma associação absurda entre a produção de soja e o desmatamento da Amazônia, a superexploração dos trabalhadores e chuvas de veneno. É um claro ataque ao segmento, que precisa ser corrigido”, ressaltou Heinze.
A carência de fundamentação e suas consequências também foram destacadas pelo parlamentar. “Além de serem dotadas de um teor ideológico, as questões carecem de fundamentação científica e acadêmica. Esse tipo de abordagem pode impactar de maneira significativa na forma como a sociedade percebe o setor agropecuário e sua contribuição para o país”, pontuou o gaúcho.
A expectativa do senador é aprovar o requerimento nesta quarta-feira, 8.
Mobilização: a Frente Parlamentar de Agropecuária – FPA – também se posicionou sobre o assunto, e emitiu nota pública cobrando explicações e a anulação das questões 70, 71 e 89.