Hidrovia da Lagoa Mirim, defendida por Heinze, está entre as prioridades do programa
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq – e o Ministério dos Portos e Aeroportos lançaram, na última quarta-feira, 25, o Plano Geral de Outorgas – PGO – Hidroviário. O objetivo é ampliar a competitividade e o desenvolvimento do Brasil, por meio de investimentos públicos e privados, em vias navegáveis. Na lista de prioridades do documento está a hidrovia da Lagoa Mirim.
O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS -, que é um grande defensor do modal, celebrou o avanço. “A expectativa é que o Brasil, finalmente, faça valer o potencial hídrico. Fico satisfeito que a hidrovia da Lagoa Mirim tenha sido priorizada. Precisamos tirar do papel um projeto que irá reduzir o custo do transporte de cargas”, ressaltou Heinze.
Durante a cerimônia, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, destacou que o governo efetivamente pretende desenvolver o segmento, bem como a importância do PGO. “O plano traz diretrizes para a gente buscar crédito e segurança jurídica”, ressaltou.
A cerimônia também contou com a presença do diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, e da secretária de Portos, Mariana Pescatori.