Nesta sexta-feira, 4, o senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – realizou uma reunião virtual com representantes da Embrapa, da Petrobras e entidades do setor produtivo para estimular o uso de nabo-forrageiro na produção de combustível verde. O diálogo gerou encaminhamento: as entidades ligadas aos agricultores irão enviar amostras para testes.
O parlamentar, entusiasta de novas tecnologias, explica que a produção rural gaúcha poderá ser beneficiada. “O nabo-forrageiro é barato, sustentável e não concorre com a produção de alimentos. Trata-se de uma oportunidade a ser explorada pelos produtores como uma nova fonte de renda. Vamos estudar e movimentar os setores”, ressalta Heinze.
A iniciativa considera o programa de biocombustível da Petrobras e pretende estimular a produção, reduzir custo do óleo e gerar empregos. O parlamentar determinou a criação de um grupo de trabalho com profissionais da Embrapa, da refinaria de Rio Grande, das associações e de técnicos do seu gabinete que irá acompanhar o andamento do trabalho e da pesquisa.