O Ministério de Portos e Aeroportos – MPOR – aprovou na última quarta-feira, 12, o projeto básico e os estudos complementares da ampliação do Aeródromo Luís Alberto Lehr. O documento, emitido pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, autoriza a prefeitura de Santa Rosa realizar o processo licitatório. A expectativa é que a obra seja iniciada ainda neste ano.
O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS –, que insiste na execução do projeto desde 2019, destaca que o empreendimento irá ampliar a capacidade de operação do aeroporto. “A nova pista permitirá o recebimento de aeronaves de médio porte, com segurança. Isso representa ganho para o turismo e uma facilidade de mobilidade que pode incentivar transações comerciais importantes à região”, ressaltou Heinze.
A pista será expandida para 1,93 mil, ante os 1,20 mil metros atuais. A reforma possibilitará a movimentação de aviões com capacidade de realizar voos mais longos, inclusive travessias diretas até Curitiba, São Paulo e Campo Grande.
A estimativa é que sejam investidos R$ 46 milhões no empreendimento. Parte desses recursos já foram garantidos pela Bancada Gaúcha, com apoio de senador Heinze.
“Fiz questão de atuar e acompanhar cada etapa desse projeto. Entendo que é com melhorias na infraestrutura que vamos conseguir alavancar o desenvolvimento regional e do nosso estado”, enfatizou o parlamentar.