Nesta terça-feira, 11, o senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – realizou uma reunião com a secretária Nacional de Transporte Rodoviário do Ministro dos Transportes, Viviane Esse, em Brasília. O parlamentar colocou na mesa a importância da prorrogação da concessão, com isenção de pedágio para veículos locais. A proposta, endossada pela prefeitura de São Borja, vereadores Progressistas e empresários, fará parte documento a ser apresentado pelo Brasil, no âmbito da Comissão Mista Argentina Brasil – Comab -, no encontro agendado para o próximo dia 20 de abril.
Heinze argumenta que o modelo de concessão é o melhor caminho para garantir a manutenção da ponte. “Estatizar a ligação é colocar em risco 30% do comércio entre as duas nações. Vejamos a situação da ponte de Uruguaiana que sofre com problemas de manutenção. Em São Borja, a integração tem se mostrado exitosa. Precisamos preservar a infraestrutura e todo o processo aduaneiro”, ressaltou o parlamentar.
A secretária explicou que os argentinos fizeram duas propostas. A primeira seria realizar um acordo para que a cada cinco anos um país assumisse a responsabilidade pela manutenção da travessia. A segunda proposição é entregar a aduana à administração de uma empresa estatal argentina. A última proposta provocou angústia dos brasileiros. Porém, Esse, estima que a renovação é dada como certa. “Entendo que de qualquer modo será estendida por mais um ano, para evitar a descontinuidade do serviço”, explicou.
Everaldo Barros, representante da Delegação de Controle – Delcon – ressaltou a importância de atualizar o contrato para tornar mais atrativo. Já o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, demostrou preocupação com o teor da proposta apresentada pelo governo argentino.
Também participaram da reunião, a presidente do Partido Progressistas de São Borja, Caroline Aquino, o presidente da Câmara dos Vereadores, Elvio Feltrin e os vereadores Roni Martins, José Luiz Machado, Lindolfo Hardt e Vânia Alves.
PONTE: a conexão terrestre concluída em 1997, sobre o Rio Uruguai, possui 1.400 metros e liga a rodovia Ruta Nacional 121 – do lado argentino – com BR 285, no Brasil. Apenas em 2022 passaram pela ponte mais de 130 mil caminhões, com operações de crédito que ultrapassam o montante de R$ 50 bilhões.