Heinze apresenta ao Ministério de Minas e Energia solução tecnológica para geração de energia elétrica com custo reduzido

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – promoveu uma audiência com o Ministério de Minas e Energia, nesta segunda-feira, 3, para apresentar uma nova tecnologia desenvolvida por startup que promete levar energia limpa para regiões remotas. O projeto Vivace tem como credencial, estudos desenvolvidos pela Universidade Federal da Bahia – UFBA – em parceria com especialistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Heinze, adepto das inovações tecnológicas, fez questão de fazer a intermediação com o Ministério, considerando os benefícios ambientais e econômicos elencados pelos pesquisadores. “O Rio Grande do Sul importa entre 30 e 40% da energia consumida, entendo que a proposta é uma solução estratégica que pode transformar essa realidade e ainda baratear os custos em mais de 36%” ressaltou Heinze.

A inovação viabiliza a geração de energia em correntes fluviais lentas, sem a necessidade de barragens ou de grandes profundidades. O projeto foi implementado pela primeira vez no Rio St. Clair, no Estados Unidos. A tecnologia também pode ser acoplada em aerogeradores, sendo que seu grande diferencial é alcançar regiões remotas.

O fundador da Vivace, Matheus Batista, explica que a iniciativa gera energia sem agredir o meio ambiente. “Essa tecnologia é o que existe de mais moderno, pois não necessita de lâminas, rotores ou hélices no seu processo de funcionamento. Aumenta a eficiência e ganho energético preservando as vertentes”, destacou Batista.

O secretário de Energia Elétrica, Gentil Sá, a princípio, mostrou-se favorável a iniciativa e destacou que dispõe de recurso orçamentário para implementar projetos dessa natureza.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir