A semana em Brasília foi de acompanhamento de projetos estratégicos. O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – realizou uma reunião, na última quinta-feira, 2, com o ministro dos Portos e Aeroportos, Marcio França, para tratar da hidrovia da Lagoa Mirim. Na ocasião, o chefe da pasta sinalizou que a iniciativa será viabilizada com recursos do Orçamento Geral da União – OGU.
O parlamentar gaúcho, que conseguiu incluir o modal hidroviário na lista de projetos prioritários do governo federal, assegurou que vai cobrar a promessa do ministro França. “A realização do projeto de forma direta é um avanço, esperamos que o governo realize com a devida celeridade. Enquanto parlamentar seguirei promovendo reuniões periódicas de acompanhamento”, ressaltou Heinze.
A expectativa é de que a mudança possa acelerar o andamento do empreendimento, já que suprime algumas etapas do processo de concessão. “Não temos problema de recurso. A minha proposta é que a obra seja concluída com verba pública e concessionada somente a administração da hidrovia”, afirmou Márcio França.
A reunião contou com a presença do conselheiro da Embaixada do Uruguai, Santiago Rossi.
Hidrovia – o projeto que prevê a extensão de até 1.860 quilômetros e liga o Uruguai ao Brasil por meio da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo, está sendo negociado pelos dois países desde 1909. O transporte de cargas, por meio da hidrovia, permitirá o escoamento da produção com custo reduzido do ponto de vista econômico e ambiental.