O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – esteve, na última quinta-feira, 2, com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e cobrou urgência no andamento da construção da Ponte Internacional em Porto Xavier. O edital, lançado na última semana, inclui as etapas de projeto e execução da obra e indica também a abertura dos envelopes no dia 12 de julho.
- Em vídeo: ministro Marcelo Sampaio comenta atuação de Heinze
- Saiba mais: Governo lança nova licitação da ponte internacional de Porto Xavier
Durante a audiência, o ministro Sampaio sinalizou que atendeu o pleito do senador, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT. “Tínhamos publicado o edital no ano passado, mas, infelizmente, houve um aumento muito grande nos insumos e foi preciso lançar uma nova licitação com ajustes. A obra da ponte representa um esforço do governo Jair Bolsonaro e do senador Heinze”, ressaltou Sampaio.
A nova proposta do certame foi celebrada pelo parlamentar gaúcho, que esteve no DNIT há pouco mais de um mês para reforçar a importância do empreendimento. “A expectativa é que possamos ampliar o comércio entre as nações. A ponte Porto Xavier é mais uma obra estratégica que estamos tirando do papel no governo do presidente Bolsonaro com o objetivo de melhorar a infraestrutura do Rio Grande do Sul”, afirmou Heinze.
A ponte, sonhada pelas duas nações desde 1976, promete facilitar o transporte de cargas e incentivar o turismo na região. O projeto contempla 1.041 metros de extensão que serão viabilizados por meio de recursos da União.