O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) participou de reunião, nesta segunda-feira, 9, com o engenheiro João Acácio Gomes, presidente da DTA – Engenharia Portuária & Ambiental – para analisar a última versão do projeto do Porto Meridional do Litoral Norte. O Terminal será de Uso Privado – TUP – e tem como idealizador o ex-deputado federal e ex-prefeito de Passo Fundo, Fernando Carrion.
Heinze encampou a ideia e trabalha para agilizar a liberação das licenças em Brasília. “Com investimentos que devem chegar a R$ 5 bilhões e movimentação anual de 30 milhões de toneladas, o novo terminal será concebido para atender as demandas da região norte do Rio Grande do Sul. Além disso, a previsão é de que cerca de três mil empregos diretos e outros 10 mil indiretos, em um conceito porto-indústria, sejam gerados”, apontou Heinze.
João Acácio destacou a importância do novo estudo batimétrico e geofísico, encomendado pela DTA. “O estudo aponta para o modelo “onshore” – terminal com a infraestrutura toda na costa. O local receberá cargas que passam por granéis vegetais e hídricos, fertilizantes, gás e passageiros”, detalhou.
O encontro contou com a participação de empreendedores e investidores interessados na implantação do porto.
Em julho, o projeto foi apresentado ao secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura (Minfra), Diogo Piloni.