O Sistema Integrado de Administração Financeira — SIAFI — do governo federal, apontou em seus registros nesta quinta-feira, 22, o empenho de R$ 7,65 milhões, para os municípios de Portão e Capela de Santana. Cada administração foi contemplada com R$ 3,82 milhões, via Ministério do Desenvolvimento Regional.
O recurso, indicado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) ao Orçamento Geral da União deste ano, subsidiará a conclusão da Rodovia Intermunicipal Transaçoariana. O trecho, que liga a RS 240 em Portão, a BR 386 em Nova Santa Rita, favorece o fluxo de veículos como via alternativa para quem utiliza a BR/116.
Heinze lembra ainda que a região possui um grande potencial agrícola e que a pavimentação asfáltica dos 11 quilômetros restantes vai facilitar o escoamento da produção e atrair investimentos. “É uma obra que trará desenvolvimento para o setor rural e vai facilitar a instalação de importantes empresas, tanto do setor metalmecânico, como de alimentos”, afirma.
O próximo passo para a concretização do processo será a assinatura do contrato de repasse com a Caixa Econômica Federal. Concluída essa etapa, os municípios devem apresentar os projetos de engenharia para, após as aprovações, ocorrerem os processos licitatórios e a liberação do dinheiro.
“Estou empenhado em resolver os problemas de infraestrutura do Rio Grande do Sul. Agora, com o governo Bolsonaro, demos mais esse importante passo para conclusão dessa importante rodovia”, destacou Heinze.