Projetos de infraestrutura que contemplam o município de Jaguarão estão entre as prioridades para o desenvolvimento do estado, afirma Heinze

O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) participou de reunião com o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura (Minfra), Diogo Piloni, acompanhado do prefeito de Jaguarão, Favio Telis.

Durante o encontro, Heinze falou sobre a necessidade de dragar a Lagoa Mirim, ligando com a dos Patos, para integrar a Hidrovia do Mercosul. Recentemente, o senador apresentou o projeto ao secretário com o empresário João Acácio Gomes de Oliveira Neto, engenheiro civil e presidente da DTA – Engenharia Portuária & Ambiental – empresa com Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI – para realização da obra.

“A navegação se dará pela Lagoa Mirim, rota que há muitos anos é estudada. O rio Tacuarí é afluente da lagoa e abrange os territórios de Cerro Largo, Trinta e Três e Tacuarembó. Regiões com potencial de produção agropecuária e florestal de mais de um milhão de hectares. Este será um grande passo para o incremento econômico das regiões, além de promover o turismo”, lembrou o senador.

Piloni reiterou o apoio ao projeto que será a primeira hidrovia pedagiada do Brasil, integrando novas cargas ao porto de Rio Grande de forma mais econômica.

Segunda ponte de Jaguarão

Na sequência, Heinze e o prefeito Fávio participaram de reunião com o secretário adjunto do Ministério da Infraestrutura, Felipe Queiroz, para solicitar a revisão dos valores do anteprojeto para construção da nova ponte sobre o Rio Jaguarão, na fronteira do Brasil com o Uruguai, entre os municípios de Jaguarão e Rio Branco.

O senador e o prefeito de Jaguarão solicitaram a revisão do projeto que está parado há vários anos na Pasta. “A última expectativa da proposta sair do papel data de novembro de 2014 e previa uma travessia com estrutura muito acima do necessário e valores que extrapolam os custos para a obra”, pontuou Fávio.

Heinze sugeriu a inserção do projeto, para construção da nova travessia, nas negociações para renovação da concessão da BR 116 e parte da BR 290, em discussão com a empresa Ecosul. “É importante ressaltar ainda que a ligação tem importância estratégica para os dois países, além de contribuir com a restauração da ponte histórica Barão de Mauá, que já apresenta graves problemas estruturais. Lembramos também, que aquela ponte é o primeiro bem binacional reconhecido pelo Mercosul Cultura, tombado pelos dois países”, destacou o senador.

As reivindicações foram protocoladas no Ministério da Infraestrutura e serão analisadas pela equipe técnica.

 

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