O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS) acompanhou o presidente da República, Jair Bolsonaro, no roteiro realizado nesta sexta-feira, 9, em São Paulo e na Serra Gaúcha. Durante a manhã, o presidente participou da cerimônia de entrega de espadins a 205 novos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga (SP).
Na sequência, o senador, junto com o presidente, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, e comitiva, visitou, em Caxias do Sul, a planta produtiva de grafeno da UCSGRAPHENE. Com capacidade de gerar 500 kg de alta qualidade do material por ano e potencial de chegar a até cinco toneladas, esse é o maior parque de produção em escala industrial da matéria-prima na América Latina. A planta está em operação desde março de 2020.
A comitiva percorreu as instalações da UCSGRAPHENE, que faz parte do parque de inovação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), conheceu as principais tecnologias e também fez a abertura da 1ª Feira Brasileira do Grafeno. O evento reúne dezenas de empresas que fornecem produtos com uso do minério, como equipamentos de segurança, peças automotivas, combustíveis e veículos elétricos.
Heinze destacou o apoio à ciência e a excelência dos profissionais. “É uma tecnologia que vai sair daqui do Rio Grande do Sul para o mundo. Nossos cientistas são qualificados e tem, pelo governo Bolsonaro, o reconhecimento que merecem”, destacou.
Bolsonaro deixou Caxias do Sul por volta das 17h10 e seguiu de helicóptero até Bento Gonçalves, onde participa de jantar com produtores vitivinícolas. No sábado, 10, o presidente visita Porto Alegre e, as 10 horas da manhã, acompanhado do senador Heinze, participa de uma “motociata”. A concentração começa a partir das 7 horas, na Fiergs. Na sequência a comitiva segue para um almoço com empresários às 13h.