Foi assinada, nesta terça-feira (15), pelo presidente do Banco Central do Brasil, Roberto de Oliveira Campos Neto, a resolução 4.755 que autoriza a composição de dívidas decorrentes de operações de crédito rural, contratadas por produtores ou cooperativas de produção.
A resolução foi “ad referendum”, ou seja, não passou pela reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), devido ao tempo escasso para atender as necessidades do setor. A concessão do crédito será de até cem por cento do valor do saldo devedor por beneficiário, limitado a R$ 3 milhões, com taxa fixa de 8%.
O senador Luis Carlos Heinze solicitou agilidade na operação, em virtude do tempo de plantio de arroz que está se esgotando. “O setor contribui de forma significativa para o crescimento de nossa economia. Ajudar nossos agricultores, é contribuir com o Brasil”, destacou Heinze.
O objetivo da resolução é a concessão de novo crédito para liquidação integral de dívidas de produtores rurais ou suas cooperativas de produção, originárias de uma ou mais operações do mesmo mutuário, por meio de composição de dívida.