Medicamento Spiranza será incorporado em lista do SUS

Uma boa notícia para os portadores de Atrofia Muscular Espinhal – AME. O medicamento Spiranza, utilizado no tratamento da doença, será incorporado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O senador Luis Carlos Heinze (PP/RS), integrante da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE), compartilha a novidade com todos os pacientes.

“Esta é uma conquista de toda a sociedade. Todas as pessoas têm o direito a Saúde. Mês passado, acompanhamos o depoimento, na CAE, da estudante Laissa, de 12 anos, portadora da atrofia. Todos nos emocionamos com a sua fala, onde destacou a necessidade do medicamento para sobreviver. Disse ela: – O remédio precisa ser liberado, não precisamos pagar para viver, nós temos o direito de viver”, recordou o senador.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assina, no próximo dia 24, às 10h, em reunião da comissão, a portaria que oficializa o procedimento. Também nesse dia, será instalada a subcomissão de pessoas com deficiência.
No começo deste ano, o senador Heinze esteve com os deputados federal Pedro Westphalen e estadual Adolfo Brito, no Ministério da Saúde, e requereram a inclusão do medicamento na lista do SUS.
No estado mais 300 pacientes sofrem com a doença. O custo anual do tratamento é de R$ 1,5 milhão, fazendo com que muitas famílias realizem campanhas e dependam de doações. “Tenho certeza de que a conquista será refletida na qualidade de vida de muitos jovens, que por meio de sua percepção e mudança de vida irão espalhar a mensagem de que um mundo melhor é possível”, concluiu Heinze.
Texto: Leonardo Caldas Vargas
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir